O que é a avaliação fonoaudiológica?
É uma avaliação que tem por objetivo investigar os subsistemas da linguagem oral, as praxias articulatórias, além das habilidades preditoras para a alfabetização e os processos de aquisição da leitura e escrita. Nesse conteúdo vamos trazer conceito básicos sobre a importância da avaliação fonoaudiológica realizada na clínica CeAp há mais de 30 anos em Campinas, que vem sendo constante aprimorado.
Qual é o objetivo da avaliação fonoaudiológica?
A avaliação fonoaudiológica contribui para o diagnóstico diferencial dos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtornos da Comunicação (Transtorno da Linguagem, Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem – TDL, Transtorno da Fala, Apraxia de Fala, Gagueira, Transtorno da Comunicação Social), Transtorno do Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Deficiência Intelectual, Transtorno Específico da Aprendizagem (Dislexia, Disortografia e Discalculia) e dificuldades escolares (leitura, escrita e aritmética), além de Motricidade Oral e Seletividade Alimentar.
Como é feita a avaliação no CeAp – Clínica em Campinas?
É realizada por meio de uma entrevista inicial com os pais, de quatro a seis sessões com a criança ou adolescente, da aplicação de protocolos padronizados e uma sessão de devolutiva para os pais. Posteriormente, é feita uma discussão com os profissionais que atendem a criança e uma reunião com a escola.
Quando é indicada a avaliação fonoaudiológica?
É indicada quando a criança apresenta ausência ou atraso de aquisição da fala e linguagem, trocas fonológicas, dificuldades práxicas, ou de nomeação ou de construção de frases e narrativas, prejudicando assim a comunicação. Também é indicada quando a criança apresenta atrasos no processo de alfabetização causando dificuldades de aquisição da leitura e da escrita, ou nos anos escolares posteriores, quando a criança/ adolescente apresenta dificuldades ortográficas ou de elaboração de textos.
Após a avaliação fonoaudiológica, estabelece-se um plano de intervenção adequado para se estimular as dificuldades detectadas e o paciente alcançar o melhor desenvolvimento da linguagem.
O que é avaliado?
A fonoaudióloga avalia linguagem oral, processamento fonológico, leitura e escrita:
- Linguagem oral: investigação da linguagem receptiva e expressiva e seus subsistemas: Fonologia ( sons da fala), Semântica (vocabulário receptivo e expressivo) Morfossintaxe (construção de frases) e Pragmática ( discurso narrativo oral);
- Processamento Fonológico: habilidades preditoras para alfabetização, ou seja, consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória de trabalho fonológica.
- Leitura: processos de decodificação de leitura (precisão, velocidade e fluência) e compreensão leitora.
- Escrita: apropriação ortográfica, regras e normas da escrita e a elaboração de textos narrativos e expositivos- acadêmicos e textos de opinião.
Avaliação fonoaudiológica em Campinas
O CeAp, clínica de avaliação e intervenção fonoaudiológica, neuropsicológica e psicopedagógica, vem transformando vidas há mais de 30 anos, onde a busca constante pelo conhecimento e aprimoramento de seus profissionais, o respeito e empatia com os pacientes, o acolhimento às famílias conduzem ao prazer em aprender.